sexta-feira, 5 de julho de 2013

Teatro de rua assinala aniversário do TAP


O Teatro Amador de Pombal comemora o seu 37.º aniversário no próximo dia 13 de Julho, sábado, a partir das 18h00, no Jardim Municipal de Pombal, com a apresentação de dois espectáculos de robertos, «O Barbeiro» e «Tourada à Portuguesa», pela companhia Marionetas da Feira, especialmente dirigidos ao público infantil.
Seguindo a tradição de uma quase extinta arte de representação em Portugal, Rui Sousa, sob a influência e mestria de José Gil, reproduz o Teatro D. Roberto. As fantochadas presentes nestas representações são um legado vivo, que passam de bonecreiro para bonecreiro, a fim de prevalecer uma das mais antigas artes cénicas  portuguesas, que a Companhia de Teatro Marionetas da Feira leva agora até si.
«O Barbeiro» é uma das histórias desta vertente do teatro de marionetas tradicional português. D. Roberto, o herói popular, vai ao barbeiro no dia do seu casamento para que este lhe faça a barba. Em reacção ao montante a pagar, visto ser caro, D. Roberto protesta e recusa-se a pagar, resultando desta uma pancadaria sem fim onde todos os personagens são vencidos pelo herói. O barbeiro, o polícia, o padre, a morte e até mesmo o diabo contracenam com o nosso herói em cenas de humor e de justiça popular.
A «Tourada à Portuguesa» é nada mais que uma sucessão de cenas ligadas à tradição tauromáquica. O bandarilheiro, os forcados, o toureiro a cavalo e o tourinho, travam-se em cenas de pura comédia, onde o touro leva sempre a melhor.
Todos os personagens foram construídos e desenvolvidos seguindo a tradição da confecção dos personagens do Teatro D. Roberto.
Fundado em 13 de Julho de 1976, o Teatro Amador de Pombal tem um historial rico em acções de âmbito teatral, nomeadamente no que diz respeito a produções de espectáculos, à produção e dinamização de festivais de Teatro na região, bem como a realização de acções de formação para grupos de teatro amador no concelho.
Durante os trinta e sete anos de existência, o TAP realizou mais de 500 espectáculos, a nível nacional e internacional, sendo as suas produções teatrais de escritores portugueses e estrangeiros e algumas criações colectivas. Em 2013, o TAP foi galardoado com quatro prémios no CALE-se - Festival Internacional de Teatro, em Vila Nova de Gaia, pelo seu espectáculo «A Demanda».